Mostrar mensagens com a etiqueta educação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta educação. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Se calhar sou sò eu que sou mà mãe

Tem dias em que adorava conseguir ser como essas mães que teêm kilos de paciência e sabem como lidar com os filhotes e dar-lhes a volta ou se calhar educar com jeito..coisa que eu acho que não sei!
Se calhar è sò uma fase,se calhar atè è da idade,se calhar sou sò eu que ando mais stressada,se calhar è ele que anda num pico de nervos e irritabilidade..eu sei là!
O que sei è que cada dia que passa tem sido pior,ele dà comigo em doida,tem feito birras atràs de birras,tem sido super mal educado,responde torto,bate com os pès no chão e agita os braços zangado com tudo e com todos.acha que pode fazer tudo que quer e que tudo lhe pertence,dentro e fora de casa!e eu que nunca o eduquei assim,estou cada dia mais decepcionada e o meu humor ressente se e isto è uma bola de neve..depois sempre que ele faz uma asneira ou responde torto,eu grito e às vezes sai uma palmada no rabo,coisa que nunca me passou pela cabeça,e atè sempre repreendi ao pai!
Não quer emprestar brinquedos,não quer partilhar o baloiço ou o escorrega no parque,decide que não quer comer e bate na mesa,eu digo que não pode fazer uma coisa e ele vai e faz e ri!empurra os meninos no parque,atira os brinquedos no ar,grita e chora alto como se lhe tivessem a bater..atira-se para o chão..
e ele era tãoooo calmo,tão bem educado,e agora..è isto!
Jà tentei de tudo,jà tentei ser meiga e acalmà-lo,nunca resulta,jà tentei a conversa,nada adianta..jà dei umas palmadas e nada adianta!jà dei castigos,muitos castigos e nada..volta sempre ao mesmo!
jà lhe tirei a tablet uns dias e nada,jà deixei de ir ao parque ou andar de bicicleta..parece que nada funciona!
estou cansada,teêm sido dias muito maus,muito cansativos e que me levam ao desespero!
Sinceramente nunca esperei tanto pelas fèrias como agora,quero ver se ele se acalma e aprende alguma coisa com as avòs e se em conjunto com o pai,conseguimos meter este rapaz na linha,caso contràrio vai sofrer muito em setembro quando entrar na escola!
Bem tento seguir os conselhos de parentalidade positiva e tudo o resto,mas està dificil,nada funciona com ele e eu jà nem sei bem o que fazer..
A ver se estas fèrias chegam e as coisas se compõem!

segunda-feira, 3 de março de 2014

Questões de uma mamã doida

digam-me là que hà aqui mais meninos/as que ainda não sabem bem as cores e identificar letras e que o meu piolho não è um preguiçoso que està a atrasar em tudo à conta de estar em casa comigo...
E jà agora vocês que como eu teêm piolhos que estão na fase de não quererem comer,muito menos provar coisas novas,que postura adoptam?Obrigam a comer ou acabam por deixar sair da mesa quando eles mal comeram?
Os vossos tambèm são incapazes de ficar 5 minutos quietos na cadeira e teêm de gritar a toda a hora para se sentar à mesa?
Ando a ficar doida com estes dois!Afonso està impossivèl e Mafalda chora o dia todo,com repouso de uns 30mnts para fazer uma sestinha ou outra..

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Os filhos são o reflexo dos pais

Jà ouvi isto varias vezes e cada dia acredito mais e mais nisso!!
Piolho està cada dia mais parecido comigo e com o pai..vejo nele tudo aquilo que não gosto em mim e isso irrita-me,mas tambèm me ensina a melhorar.
Eu sou uma teimosa do pior e não tenho uma grande dose de paciencia,aliàs salta-me a tampa muito facilmente,e Afonso està exactamente igual!Quando se irrita porque nã consegue fazer alguma coisa ou simplesmente não tem aquilo que quer,começa logo a "bufar" e a revirar os olhos,(acabei de fazer o mesmo porque ele està chato para adormecer,oh vida)!!
Grita facilmente,coisa que infelizmente eu tambèm faço facilmente!
Passa a vida a reclamar "oh sorte minha" quando as coisas não correm do seu agrado e agora aprendeu a palavra mais usada pelo pai quando se enerva, e não,não è nada bonita!!
O que vale è que alèm de tentar que ele melhore e não aprende essas coisas que tanto me aborrecem no meu feitio,tenho tentado tambèm eu melhorar e deixar de as fazer ou dizer e isso sempre è positivo!
Ele està na fase de copiar tudo o qe vê ou ouve e temos mesmo de ter cuidado com aquilo que lhe transmitimos ou então um dia vou olhar para ele ficar desiludida comigo pròpria e com aquilo que lhe passei..
Sei que tambèm ando numa fase stressante e isso se revela na minha maneira de agir e reagir,e espero honestamente que logo que eu me acalme,ele tambèm se acalme e consigamos os dois,ou os 3,melhorar em muita coisa do dia-a-dia!Haja paciencia para estes feitiozinhos!!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Eles precisam è de amor!

Jà aqui tinha falado sobre o assunto mas agora que saiu a lei não podia deixar de comentar!
Sim,eu concordo plenamente com a lei da co-adopção!Acho que uma criança precisa è de um lar,amor,carinho,educação e tudo que vem por acrèscimo!Isso è o mais importante,se são dois homens ou duas mulheres que  a vão criar,qual è o problema!?O que importa è que vão ter direito a uma familia,a ser amadas,a ter uma casa onde vão poder brincar e partilhar uma vida!
E não,não acredito que uma criança que cresça com um casal homosexual vai ser com certeza homosexual!Acho isso absurdo!
Acredito que essas crianças têm todo o direito a ter uma familia como todas as outras e o direito a ser amadas e educadas!
Acredito que vão crianças felizes e que um dia vão agradecer por terem crescido numa familia diferente e não numa casa de acolhimento,onde seriam muito bem tratadas de certeza,mas que nunca teriam a mesma vida que podem ter no seio de uma familia!
Por isso mesmo,fico feliz que esta lei tenha finalmente saìdo e espero sinceramente que um dia os casais homosexuais possam adoptar,tal e qual um casal hetero!
Afinal,temos todos os mesmos direitos e somos todos iguais!È nisso que acredito e è isso que quero que os meus filhos acreditem no futuro!Completamente abaixo o preconceito!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Serà problema da mãe ou simples feitio!?

Serei eu a ùnica mãe que não consegue que o seu Piolho pare atento por 2 minutos,quando lhe explico as cores,os nùmeros e por aì fora?! Não percebo,tenho amigas e colegas com filhos da mesma idade do Piolho,e os mesmos jà sabem separa as cores,dizer os nùmeros e atè as vogais..
Eu tenho insistido bastante e nada!Tenho umas caixas com bolas de cores diferentes e vou insistindo para que ele và associando as cores e separe sozinho,e ele diverte-se a colocar tudo junto na mesma caixa,a atirar ao ar e outras patetices que se lembra no momento!
Não sei se o mal serà meu,se è ele que è distraìdo e vai custar a começar com a aprendizagem..não sei,não consigo perceber se estou a fazer alguma coisa de mal.O pai cà de casa acha que sou doida e que estou a inquietar-me sem razão aparente!Eu não sei,estarei doida!?Serà cedo para me preocupar com esta distração permanente de Piolho!?

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A mais importante resolução para este ano

 Jà hà muito que o tento fazer,jà hà muito que penso nisto como a melhor forma de educação!Mas depois hà sempre aqueles dias em que não tenho paciencia,em que ele està mais chatico e olhem,è o descalabro total!
Mas o que quero mesmo è deixar de usar a "gritaria" como forma de educação!Sim,eu sou um poço de nervos,sou um vulcão sempre prestes a entrar em erupção!
E com o piolho hà dias,ou melhor minutos,em que vou aos arames e não me controlo!
Acontece essencialmente,aliàs acho que unicamente,quando lhe estou  a dar a sopa e ele lembra-se de fazer patetices,como esfregar os olhos,virar a cabeça incessamente de um lado para o outro,bater no prato,ou tentar tirà-lo da frente..Por norma ele è uma criança que come lindamente a sopa,mas desde hà uns dias,tem sido mais complicado e eu tenho gritado com ele,e o papà chama-me  atenção,com toda a razão!
E esta a minha maior resolução para este ano qe vem!Parar de gritar e de perder as estribeiras com o meu piolho,porque isto não è educação,e ele tem tendência a gritar comigo logo de seguida!
Sinceramente espero mesmo conseguir,não vai ser fàcil,dado o meu temperamento de doida,mas vou fazer tudo para conseguir parar com isto!Respirar fundo e contra atè 5 e falar para ele calmamente!
Vou precisar de força!!:))

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Educação,pessoas,educação!!!





Hoje ao fim da manhã, quando vinha da ama com o piolho lembrei me de passar no parque que tem por baixo do meu prèdio,para o pequeno brincar um bocadinho antes da sesta..
Ora asneira da grossa!Saì de là com uns nervùsss que atè deitava fumo pelas orelhas!
Quando chegamos não tinha ninguèm e em 2 segundos aparecem 3 miùdos com uma mèdia de 5/6 anos com a mãe e a irmã que devia ter a idade do Afonso..A mãe pôs-se na conversa com outra senhora e os miùdos pareciam loucos!Ora primeiro um deles começa a mexer no meu saco que estava no banco,levou com um olhar à matadora que desandou logo dali..Vai daì,lembra-se de subir a  correr o escorrega onde estava o piolho e quase lhe passa por cima,apeteceu me dar lhe um berro!A seguir,sobe para cima do triciclo do miùdo e começa a balançà-lo e eu jà ver o mesmo a partir se em dois..Uiii que me sobe a mostarda ao nariz!!
Ora ainda não estando satisfeito,eles tinham uma bola de futebol,chuta a bola com força que passa mesmo ao lado da cara de piolho!!E a seguir,o que me vale è que estava sempre perto do pequeno,passa por ele a correr e quase o leva na frente!Matulão pah!
Mas o pior de tudo isto è que a burra,desculpem mas è,da mãe estava ali,a olhar para ele como se nada fosse e nada dizia!Olhava para ele e continuava a conversa..
Isto tira me do sèrio,eu sei são crianças e blà blà,mas educação cabe em todo o lado e se o raça do miùdo è assim,a maior parte da culpa è daquela mãe que não quer saber de educar o filho!Ainda por cima era o maior,devia ter uns 6/7 anos!
Acabei por ter de pegar em piolho e desnandar dali para fora porque ainda acontecia uma asneira,ou ele me fazia mal ao menino,ou eu ainda lhe dava um grito jà que a mãe não dà educação!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aprender a partilhar

Quero muito incutir o sentido e a ncessidade da partilha ao meu piolho pequeninho!
Tanto eu como o pai,somos pessoas que adoramos partilhar e que não gostamos nada de ver crianças,aka adultos,egoìstas e que não emprestam nem dão nada a ninguèm!Isso deixa me muito triste e não quero mesmo que o meu filho seja assim!
Desde pequeninho que temos incentivado,e embora ainda perceba pouco,acho que jà vai começando a entender!Se estiver a comer ou beber alguma coisa e pedirmos para dar um bocadinho,ele dà sem problemas nenhuns!
Jà com os brinquedos,està  a ser mais complicado,por exemplo ele adora panelas e bacias e anda sempre a brincar com algumas que lhe "dei"..e no sàbado,esteve cà uma primita e ele não queria por nada que ela pegasse,sò queria as panelas para ele!Eu dava uma a cada um,mas ele queria as duas..uma complicação!
Ando a "trabalhar" todos os dias nesse assunto e quero mesmo que ele aprenda a ser uma criança que partilhe e dê sem problemas!
Vamos a ver se a coisa corre bem e com o tempo,ele aprende a ser mais "solidàrio":))

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers