Do Afonso està ainda bastante "atrasado",entende-se algumas coisas e repete outras tantas que vai ouvindo.Mas a verdade è que ainda não me tinha preocupado muito com isso,a mèdica diz que è normal,os bebès são todos diferentes e desenvolvem a ritmos diferentes.Piolho sempre foi muito adiantado a nìvel fisico e na fala sempre foi ficando para tràs,por mais que eu puxe por ele.
E depois temos o problema da mistura das linguas,ora ouve françês,ora ouve português,e não me parece que isso ajude!
A ama anda a pedir-me para lhe começar a falar em françês porque ele nunca lhe pede nada e tudo que ele diz,ou melhor ela acha que ele diz,ela não entende.Mas eu jà lhe expliquei que mesmo em português ele não pede muita coisa!Por exemplo leite,pão,bolacha e por aì fora,ele è preguiçoso e prefere ir ao sitio e apontar do que pedir..A verdade è que ele não è de falar muito,quer dizer,ele "palra" imenso,nunca se cala,mas pedir ou dizer coisas que se entendam è mais dificil!
E agora u começo e pensar se serà mesmo melhor preocupar-me ou continuar a insistir e deixà-lo ir ao seu ritmo!?
Serà que ele tem atrasa realmente,serà que estou a ser desleixada e estou a deixar passar uma coisa tão importante como a fala!?
Eu tenho tentado falar françês para ele,e ele entende tudo que lhe digo tal como quando falo em português,mas noto que ele me olha de forma estranha,deve ficar confuso porque não està habituado!Normalmente,ele associa o françês à ama e não à mamã ou ao papà..
Se por um lado acho que ele não tem problema nenhum,dado que entende tudo que lhe dizemos nas duas linguas,sabe imensa coisa como os nomes e os sons que fazem alguns animais,as partes do corpo e por aì fora..por outro tenho medo de estar a desleixar-me e depois ser tarde..
Dilema,dilema!!não sei muito o que fazer e tenho mesmo de ter uma conversa com o papà sobre este assunto!
Serà que aos 18 meses um bebè jà diz assim tanta coisa!?Serà que piolho està atrasado em relação aos outros!?