quarta-feira, 26 de março de 2014

O meu menino

Todos à minha volta dizem que ele jà  està grande,que agora è o irmão mais velho e tem de se comportar como tal..
o pai diz-lhe que jà è grande,que tem de se portar direito,que tem de saber comer sozinho,que tem de fazer pouco barulho porque a mana està a dormir,que não tem de fazer birras e chorar por tudo e por nada...que tem de ser bem educado e não ter vergonha de falar com as pessoas..
Eu tambèm lhe digo essas coisas todas e tenho consciência que ele tem de aprender e crescer,mas por outro lado acho sempre que ele ainda è tão pequenino,ainda nem 3 anos tem..que tem o direito de brincar e de fazer birras como qualquer bebè como ele.que tem tempo de saber e aprender tudo o que me dizem que se calhar jà devia saber,e que ainda è pequenino para perceber que està a fazer mal ou que simplesmente não pode fazer aquilo,naquela hora ou lugar..
para mim ele ainda è o meu bebè grande,sim ela è a bebè,mas ele è um bebè grande que cresceu e està a crescer ràpido demais,que jà entende e fala melhor que alguma vez pensei,que nos faz perceber o que quer e que nos diz frases completas,com 5 ou 6 palavras,que reconhece as formas,alguns nùmeros e conta atè 10 em duas linguas diferentes,que sabe todos os animais e o som de cada um deles,que gosta de ajudar a mãe a arrumar e a cozinhar,que começa a tomar banho sozinho e jà despe e veste sozinho a maior parte da roupa..que brinca com os seus carros e camiões,gruas,bombeiros,policias e tudo mais e sabe a finalidade de cada um deles..
Ele jà està crescido sim e jà sabe muita coisa,mas para mim ainda è o meu menino pequenino e se calhar vai ser sempre assim..porque ele è o meu menino,o homem pequenino que sempre desejei e sonhei vir a ter...

quinta-feira, 20 de março de 2014

Dois tesouros inigualàveis que tenho

Ele,com aquele sorriso malandro e fofinho que tanto adoro.
Com os seus olhos expressivos,grandes e abertos,sempre pronto a descobrir mais e mais.
Os seus bracos fofinhos que me envolvem tantas e tantas vezes.
E aquelas mãozinhas que me fazem miminhos na cara sempre que vem para a cama da mamã.
Aquelas gargalhadas doidas que me encantam.
A vontade de correr,saltar,brincar e aprender sobre tudo que o rodeia.
As birras,sim as birras doidas,que faz por isto e por aquilo,porque quer e porque não quer,fazem parte!
O ser carinhoso que è,com a mãe,com o pai e especialmente com a irmã adorada..
Cada dia que passa està sempre mais e mais crescido e eu adoro ver que se està a tornar no homem pequenino que sempre sonhei!


Ela,aquela bolinha fofa e cheia de preguinhas adoràveis!
As mãos e pès mais gordinho e fofinhos.
O sorriso aberto e sempre tão fàcil!
As gargalhadas sempre que vê o irmão adorado!
O biquinho que aprendeu nem sei bem onde e passa a vida a fazer!
O cheirinho do pescoço dela,do corpo,do cabelo..
Os olhos grandes e expressivos,tal como o mano!
E atè aquele hàbito terrivèl que ganhou de estar sempre a fazer bolinhas com a boca e a babar-se toda!:)
A menina que sempre quis ter mais tarde,mas que veio e me encantou de uma forma que sò ela poderia.

quarta-feira, 19 de março de 2014

feliz dia papà

Aqui não è dia do pai,mas nòs somos portugueses e todos os motivos são bons para festejar por isso aqui fica a lembrança do dia de hoje, o teu primeiro como pai de dois!
Feliz dia a ti que ès o melhor pai do mundo,o pai dos meus tesouros,que te adoram!
Ao meu que jà não està cà,não posso desejar bom dia nem dar o beijo que merecia,mas vou dar te muitos a ti que ès o melhor pai que conheço..

Ser mãe tambèm è isto

Ir contra todas as nossas ideias de base e depois de tanto me cansar a levantar e a correr para o quarto deles para assistir a princesa durante a noite,acabar por trazê-la para a nossa cama e dormirmos as duas melhor um bocadinho!
Sempre disse que não os queria a dormir comigo,sim perdoem-me as almas mais sensiveis mas gosto da minha privacidade (e a deles) ,e gosto de dormir agarrada ao homem da minha vida e eles teêm de aprender a ser independentes e a dormir sozinhos!Com o Afonso nunca tive problema,aliàs ele nunca quis dormir na nossa cama,nem quando estava doentico,mas ela tem sido um castigo,acorda imensas vezes de noite com còlicas,acho eu,e tenho de a trazer senão ninguèm dorme,nem ela nem o irmão..
Honestamente espero que isto acabe ràpido,gosto muito de os ter a dormir comigo sim,mas na hora da sesta e não durante a noite!
E depois preciso de umas boas noites de sono porque esta miuda põe-me os cabelos brancos!Eu sempre disse que não sabia ser mãe de menina,e ela agora toma là,è para aprenderes! :)
Filha dà là descanso à mãe sim,e ao pai claro!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Depois hà todos os outros momentos

Aqueles em que eles se olham da maneira mais doce e amorosa que alguma vez vi..
Quando ela chora desalmadamente e ele vai là e dà beijinho e diz "jà paxou" e ela ri.
Quando ele salta como um louco pela sala a dizer que è um dinossauro e ela ri à gargalhada,aliàs a primeira gargalhada dela foi ele que a provocou.
E quando ele se deita ao lado dela e faz miminho.
E quando dormem os dois ao meu lado,coisa rara mas adoro!
E aquele instinto de proteção que ele demonstra sempre que alguèm a pega ou se chega perto.
E todos os outros momentos fofinhos e amorosos que estes dois filhos me proporcionam.
E è aì,no meio dos meus dias loucos,que percebo que foi a melhor coisa que fiz,dar uma irmã a este meu piolho,uma companhia,uma amiga,uma companheira para as brincadeiras e para tudo na vida!
E aì todos os meus stresses e dores de cabeça do dia-a-dia desaparecem como por magia e sinto-me a mais feliz,a mais completa e sem dùvida a melhor mãe para eles!

terça-feira, 4 de março de 2014

Desculpa a tua mãe

Escrevo muito sobre ti,escrevo a pensar em ti,as tuas conquistas,o teu crescimento,a tua Alegria,o amor que nutro por ti e que enche a alma e o peito,as tuas maluqueiras tambèm,tudo que acho que um dia vais gostar de rever ou aprender sobre a tua infância..mas nunca escrevi para ti!E è isso que quero fazer hoje,nesta fase tão chata que tem sido a nossa vida..
Cada dia que passa sinto que estou a falhar como mãe,como tua mãe,por inumeras razões,mas essencialmente porque não consigo te dar a atenção que devia dar e isso corta-me o coração!
Estar com vocês os dois o dia todo,24h/24h è muito bom,è uma felicidade imensa e sinto-me grata por ter esta oportunidade,mas tambèm è desgastante e cansativo e hà dias em que não aguento a pressão e nesses dias tu ès quem mais padece.
Quano estavamos sò os dois tinhas toda a atenção e tudo era uma maravilha,tu sempre foste um anjinho desde que nasceste,a parte diabinho sò veio agora mais recentemente :)
Mas desde que a tua mana nasceu,o meu tempo e atenção teve de ser dividido,e se tu foste um anjinho,esta miuda tem sido mais complicada e requer muita disponibilidade,e para isso acabo por roubar no teu tempo e tu não merecias porque ainda ès muito pequenino e precisas de mim.
Por isso quero te pedir desculpa meu filho,por todas as vezes em que me pedes para brincar e eu nã posso porque estou com a Mafalda,ou porque estou a cozinhar,ou a limpar,ou isto ou aquilo,tu sabes.
E por todos os gritos parvos que dou quando a minha cabeça jà não aguenta ouvir a tua irmã a berrar bem alto e tu a gritar ou a cantar nas tuas brincadeiras,e là està quem paga ès tu que ès quem estupidamente exigo que faça pouco barulho..
Peço desculpa  quando tudo que queres è que brinque contigo,que pinte ou desenhe,que faça corridas de carros,que jogue aos cavalinhos,que brinque com a grua..e eu depois de umas noites mal dormidas,de muito cansaço acumulado,de muito stress e nervos porque a tua irmã chora e quer colo a toda a hora,porque tu gritas e choras porque nao queres comer,ou queres o tablet,ou queres ir à rua,jà não tenho  paciência para ti..
Espero que um dia sejas capaz de entender que não è por mal,ou por não gostar de ti,porque eu amo-te mais que tudo,ès o meu principe,o meu amor pequenino  e tudo que mais desejei na vida!
Isto è simplesmente uma fase mà,upma nuvem negra que se apoderou do nosso tecto,mas que vai passar,assim que a tua irmã crescer um bocadinho,assim que o tempo melhorar e os nossos passeios e idas ao parque voltem a ser regulares e as nossas cabeças arejem todos os dias!
Quero que saibas que eu sei que è normal nã quereres comer como antigamente e que não consigas estar 5 minutos quieto na mesa,sei bem que isto è uma fase normal de uma criança,e que fazeres xixi na cama uma ou outra vez por semana è normal,ainda hà pouco tinhas fralda,e a gritaria e teimosia são normais e vão passar um dia destes..apenas neste momento a minha cabeça não està no melhor estado e a minha capacidade a reagir a tudo isso não è a mesma de hà uns meses,mas tal como essa fase que estàs a passar,eu tambèm vou melhorar a pouco e pouco e vou voltar a ser aquela mãe que sempre fui,paciente,pronta para brincar,dançar,pular e educar!
Sò te peço um bocadinho de paciência a ti,porque a minha não è suficiente!
Um dia hà-des perceber que o meu amor està sempre a crescer e que ès o mais importante para mim e isso nunca hà-de mudar!

segunda-feira, 3 de março de 2014

Questões de uma mamã doida

digam-me là que hà aqui mais meninos/as que ainda não sabem bem as cores e identificar letras e que o meu piolho não è um preguiçoso que està a atrasar em tudo à conta de estar em casa comigo...
E jà agora vocês que como eu teêm piolhos que estão na fase de não quererem comer,muito menos provar coisas novas,que postura adoptam?Obrigam a comer ou acabam por deixar sair da mesa quando eles mal comeram?
Os vossos tambèm são incapazes de ficar 5 minutos quietos na cadeira e teêm de gritar a toda a hora para se sentar à mesa?
Ando a ficar doida com estes dois!Afonso està impossivèl e Mafalda chora o dia todo,com repouso de uns 30mnts para fazer uma sestinha ou outra..

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Da amamentação

Tenho para mim que isto è um ciclo vicioso e que nunca vou conseguir entender o que fazer..
Jà do piolho aconteceu a mesma coisa,a subida de leite foi super demorada,das 2 vezes sò tive leite ao 4 ou 5° dia depois do parto.Depois corre tudo mais ou menos,eu a achar sempre que tenho pouco leite,mas eles là vão engordando,aliàs a pequena engorda cerca de 1kg por mês,o que parece ser òtimo!
Mas eu cada vez que tiro com a màquina acho sempre que sai pouco,ora 130,150 ml a cada 3h è alguma coisa?!!Eu acho que não..ela tem dias que toma biberão com leite em pò antes de ir dormir e toma 180 a 210ml..
A pediatra aconselhou a dar à noite para ela fazer as noites,e eu descansar mais e ter mais leite.
E eu dou,mas nem è todos os dias,hà dias em que consigo tirar um  biberão durante o dia e esse dà para a noite,mas no dia a seguir jà tenho pouco outra vez..e depois ela chora a cada 2h,a correr bem,com fome e eu ainda não tenho os peitos cheios e ela mama um bocado mas como não sai o que quer desiste e berra como uma desalmada e eu enervo-me e depois o leite ainda fica mais escasso e pronto andamos nisto..
Por um lado apetece-me desistir e começar com o leite em pò,por outro queria dar o meu atè secar de vez,olhem eu sei là!Sei que estou cansada disto,que desespero porque queria mesmo ter leite suficiente,e depois ando sempre enervada e não tenho paciêcia para nada e esta casa parece uma casa de doidos,e eu..olhem eu acho que seria melhor internar-me porque a minha cabeça parece que anda a endoidecer!
Tenho consulta dia 10 e logo vejo se engordou bem,atè là vamos indo e vendo!
Mas tambèm me quer parecer que isto não è sò a amamentação,è tudo e nada..acho que sou mesmo eu que estou a ficar parva da cabeça,isso sim.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

As minhas noites..e manhãs..

Mafalda tem feito relativamente bem as noites,deitamos os dois às 21h,ela come por volta dessa hora e depois dorme atè às 4h e às vezes na loucura atè às 6h..raramente claro!
O pior è que depois disso tenho dois madrugadores,ela às 6h està a dar a alvorada e ele no màximo às 6h45.Isto com as vezes em que ele acorda com pesadelos,e porque tem bichos e porque tem cavalos e por aì fora,uma maravilha!
Ela com os denticos a afligir tambèm dà uns gritinhos de noite,sem acordar,e a mãe là vai para ela não acordar o mano..isto de ter os dois no mesmo quarto è complicado nos primeiros tempos.
E vai passando a noite assim,ora acordo por isto,ora por aquilo e depois às 7h quando eles estão com a pica toda,aqui a mamã està com soneira que nem vê!
Não sei em que parte da encomenda è que mencionei que queria filhos madrugadores..è que não me lembro disso!!
O que vale è que o sono passa ràpido e estamos prontos para um dia grande e cheio de alegrias!


Fora hoje que è dia de consulta de rotina de piolho por causa dos rins e è sempre um dia de stress!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Os meus filhos e os 3 meses

Lembro-me perfeitame/nte que o piolho foi sempre um sossego tanto de dia como de noite,ao mês e meio jà fazia noites de 8/9h e durante o dia era capaz de estar tempos e temos quietinho,ou mesmo agitado a dar às pernas,sempre caladinho e sossegado no seu canto..eu sempre consegui fazer tudo mesmo estando sozinha com ele!
Atè chegar aos 3 meses e começar com as birrinhas e gritos e tal e tal..isto durante o dia e durante umas 2/3 semanas,lembro-me que estàvamos de fèrias em Portugal e então era uma Alegria,ou estava a dormir ou estava doido com as mãos na boca e aos gritos,nem sempre era chorar,era mesmo  a refilar sozinho atè que depois chorava desalmado..ora passado 1 mês aparecerem dois dentes,sempre associei a isso porque depois voltou a acalmar.
Ora Mafalda sempre foi um sossego tal e qual seu irmão,tanto de dia como de noite,isto atè chegar aos 3 meses...agora durante o dia è a loucura,refila a toda a hora,enfia literalmente as mãos pela boca dentro,zanga-se atè que começa a gritar e a chorar desalmada..isto durante o dia,à noite continua a dormir muito bem,jà faz noites das 21h às 6h de hà 2 semanas para cà..ora quero eu crer que serà mais uma vez os denticos que aì veêm e que isto vai acalmar,ou então acho que è melhor ir trabalhar para bem da minha sanidade mental!
Põem-me doida,um quer brincar aos carros,e aos bombeiros,e à grua e à bola,e agora aos legos e depois quer desenhar e mais isto e isto e aquilo..e depois a outra grita e refila,e tem fome mas não quer ter trabalho a puxar na maminha e a mãe tem de tirar para o biberão para satisfazer sua excelência,e depois quer arrotar e depois quer estar sentada e tal e tal..
Sendo que tem sido a loucura cà por casa todo o dia,isto com um intervalozinho de 1h quando fazem os dois   a sesta,o que não acontece sempre!
Isto està bonito està,è esperar que passe rapidinho..e jà agora que venha bom tempo porque pelo menos enquanto os passeio pelo parque estão os dois sossegadinhos!:)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

E mais isto

E depois è esta porcaria deste blog que não me deixa fazer nada!Ando a tentar mudar e não consigo,dà sempre erro e acabou,nada feito.
Consegui mudar o nome e queria tirar e mudar a imagem e não dà...fixe!

Uma mà onda..deve ser deste tempo!

Ando impossivèl..não tenho paciência para nada,è triste e vergonhoso dizer isto,mas sinto-me cansada de tudo!Estou em casa com os meus filhos e podia ter todo o tempo do mundo para tudo e mais alguma coisa,mas não,parece que o tempo escapa-me entre os dedos e quando dou por ela jà è noite,e depois jà è quarta,e depois è sexta e sempre assim..
Ora tenho que tratar deles,ora tenho a casa,que parecer que està sempre suja,ora è a roupa,ora séa as refeições e por aì fora..
E depois sinto-me cansada,e irritada..e stressada..e tudo e tudo e tudo..eu sei là!
Estou impossivèl,jà o disse não?,e não tenho paciência para eles a gritarem ao mesmo tempo,para as brincadeiras doidas do meu piolho,não me aturo a mim,quanto mais  a eles..oh pah acho que preciso de me reencontrar antes que isto que descambe de vez!
Se calhar preciso de ir trabalhar,è isso,deve ser isso!
Vou sò ali bater com a cabeça na parede a ver se isto passa!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Parabèns amor maior!

Mais um aninho que passas ao nosso lado e este ainda mais feliz que todos os anteriores!
Là fizemos o teu bolinho e vamos fazer um desenho,sabemos que não queres prendinhas! :)
Estamos anciosos que chegues para brincar muito e para te dar muitos miminhos!
Que sejas muito feliz ao nosso lado,sempre e para sempre..amamos -te muito!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers