segunda-feira, 28 de abril de 2014

educar os filhos dos outros

Nem sei se o titulo serà o mais apropriado porque nunca considerei o estalo como uma forma de educação,mas o que aqui realmente importa è pensar se alguma vez seria capaz de ter a pretensão de educar o filho de outrèm..
Estava aqui no meio de uma insònia e dei por mim a imaginar como reagiria se por acaso um dia um amigo/a quisesse "apropriar-se" do meu lugar de mãe e educadora e por alguma razão desse um estalo num dos meus filhos,assim,ali,mesmo à minha frente..
e a resposta è que não me consigo imaginar.nem sequer sei se teria reação,se simplesmente sairia dali e nunca mais lhe dirigia a palavra,ou se teria a coragem de lhe dizer umas quantas verdades e colocà-lo/a no seu devido lugar.
Sim,porque eu tenho amigos/as a quem posso confiar os meus filhos e que sei que me confiam os seus sem medos,pessoas que não me importa que chamem os meus filhos à atenção e que tentem fazer deles pessoas melhores,e os quais sei que nunca se chateariam se eu fizesse igual.Jà chamei vàrias vezes à atenção os filhos desses amigos/as e se calhar atè lhes falei num tom mais bravo,muitas vezes apenas para ajudar os pais ou porque eles nem sequer estavam perto.mas daì a dar um estalo,ou mesmo uma sapatada,ou atè uma sacudidela na fralda,isso nunca seria capaz!
Não me sinto na autoridade para tal coisa,aliàs se nos meus evito ao màximo,porque iria fazer nos outros que nem meus são?!
A educação cabe aos pais,e a eles cabe a escolha se querem dar uma sapatada ou não,nòs que estamos de fora nunca deveriamos pensar que podemos fazer o papel deles.
Então quando a tal acto se ajunta o famoso "jà que o teu pai não te dà educação,dou-te eu",aiiiii,isso tira-me do sèrio!
Nunca tive de reagir a tal barbaridade,e honestamente espero nunca ter de o fazer,mas que fico aqui a pensar,isso fico,e sei que mesmo que não fosse com um filho meu,mesmo que fosse filho de outro,se assistisse a tal cena,a coisa ia descambar,ai se ia!

Voltamos..

Voltamos,estivemos uma semaninha em portugal,essa terra maravilhosa que ainda nos hà-de acolher de volta e de vez!
Com as pilhas mais ou menos carregadas,com uma piolha super crescida,jà com 2 dentinhos quase de fora e muitas birras pelo meio,e com um piolho fofinho mas muitoooo malandro e cheio de energia!
Temos o blog de volta,jà consigo fazer praticamente tudo e acho que agora,aos poucos,vou pôr este cantinho à imagem daquilo que è a nossa vida e a nossa maneira de estar!Mas com calma que o tempo, como sempre è pouco para tudo que hà a fazer à minha volta!
O nome mudou,è aquele que sempre quis dar,mas que ainda não tinha sentido..neste momento è isto mesmo,o meu cantinho è o meu pequeno mundo,o retrato do que somos e o que acima de tudo quero um dia recordar e mostrar aos meus piolhos.
Se agrada ou não,isso jà è relativo e o que mais me importa neste momento è que me agrada a mim e este è o meu mundo diàrio!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mafalda e os legumes

Preciso de ideias para que esta gordinha comece a comer legumes..è que nem pensar em abrir a boca!Ora cerra completamente,ora borrifa tudoooo e là para dentro não entra nada.Jà tentei cenoura,batata,courgette,e nada funciona,não quer e pronto!Jà tentei os boiões,que sempre abominei,e ainda foram umas colheres,mas poucas..
Não sei mesmo que fazer para que coma!Com o Afonso correu tão bem,desde o inicio que comeu sempre tudo e muito bem,aquele rapaz nunca,mas nunca me borrifou o que quer que fosse,aliàs è mais dificil para comer agora que quando era bebè!
Esta rapariga vai-me dar tantoooo trabalhinho pela vida fora!ai os meus cabelos brancos!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

e da nossa consulta

Correu bem,adoramos o mèdico e jà valeu a pena porque nos respondeu a questões que nos matavam a cabeça.
Não vai ser operada por agora,decisão dele e nossa,porque o rim està pequeno mas perfeito e tem crescido um pouco,o refluxo è que està là e è importante,mas por outro lado como não fez mais nenhuma infeção desde os 8 meses,normalmente não hà motivo para operar jà e ter de ser submetido a uma anestesia geral tão pequenino.
Se fizer uma nova infeção,aì sim terà de ser operado de seguida,porque pode danificar o rim e isso è que è perigoso..Continuamos com a vigilância todos os 6 meses e à minima subida de febre sem razão aparente,hospital e anàlise urinària!
Viemos mais descansados e vamos continuar a acreditar que ele vai ser forte e que não vai fazer mais nenhuma infeção e ter uma vida normal.

E aos 5 meses dela

Exactamente no dia em que faz 5 mesinhos,às 5h da manhã a mamã percebeu que acabou o leitinho e os momentos sò nossos,aquele miminho bom que ainda havia de manhazinha,e eque apesar de custar tanto devido à hora,me sabia tãoooo bemadorava e apesar de reclamar,era a melhor maneira de acordar,deitar a piolha à minha beira e ela a mamar com calma atè que adormeciamos as duas atè às 7h agarradinhas!:)
durante o dia jà estavamos a dar uma vez mama e outra de biberão,mas agora foi-se.ainda insisti e depois tentei com o tira-leite mas não hà nada,portanto è passar a outra coisa e pensar que foi bom enquanto durou!
Ela jà não gostava de estar no peito,chateava-se e eu acabava por ter de tirar e dar no biberão por isso por agora chega,não nos vamos mais martirizar com isto da amamentação e vamos focar-nos na diversificação que tambèm està dificil!
Esta miuda saiu-me uma pestinha em tudo e jà hà uns dias que estou a tentar dar os legumes e nada feito!tentei cenoura,tentei batata,courgette,e tudo junto..nada!fecha o biquinho ou pior ainda borrifa tudooooo à sua volta,mãe incluida.estamos a dar em doidos.
Agora se lhe der banana ou maçã!ah aì sim,è sempre a abrir a boca!Raça de miuda que jà sabe o que quer!!E agora tambèm não lhe tem apetecido o leite,ou seja anda a comer mal e eu sem saber que fazer..
Vai ser preciso kilos de paciência!!
De resto chora como uma desalmada,està uma chatinha do pior e anda sempre aflita da barriga e dos gases e tem sido uns dias do caraças.


Mas claro que tambèm tem as suas coisas boas e è uma fofa eheh!
Ri imenso quano tem o mano ao lado,adora o de paixão,brinca com as mãos,com a chucha,com os bonecos,com os carrinhos do mano..gosta de mùsica,de ver a mãe e o mano a dançar.
Dorme normalmente a noite toda,das 21h às 7h,acorda apenas às 5h para aquele miminho com a mamã,mas como acabou o leite não sei como vai ser agora..
E è uma simpàtica quando as pessoas falam com ela,sò quer treta e brincadeira.
Ainda não vira sozinha,não senta nem nada dessas coisas,mas isso logo virà com o tempo!:)
Foram 5 meses cansativos,com dias muito chatos,mas acima de tudo com dias muitoooo bons e cheios de amor e coração cheio e eu estou agradecida por esta familia linda que tenho..:)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Amanhã è  o dia..
Em que vamos finalmente falar com o cirurgião,vamos fazer 200km para cada lado para saber se piolho tem de ser operado ou não e saber mais sobre o maldito problema dos rins..
E eu,eu estou para aqui a stressar,eu que nem sou de stress..sei que vai correr bem,mas pronto,è ele e isso aperta sempre cà dentro.se fosse eu não fazia mal,mas pronto,è ele..

terça-feira, 1 de abril de 2014

Afonso que queres para os teus anos?

- "Ahhhhh quer um bolo pa bufar.."


E que mais?prenda?


- " ahhhh quer um camiao para puxar terra..
ahhh e quer uma totinete..
ahhh e uma grua pra puxar popòs..
ahhh e um carro dos bombeiros..
ahhh e um carro da policia..
ahhh e uma boneca...
ahhh e um barco..e um hilicopeto...




Quer-me parecer que tenho muito por onde escolher!!
Ai a idade do quero isto e aquilo e mais aquilo...

quarta-feira, 26 de março de 2014

O meu menino

Todos à minha volta dizem que ele jà  està grande,que agora è o irmão mais velho e tem de se comportar como tal..
o pai diz-lhe que jà è grande,que tem de se portar direito,que tem de saber comer sozinho,que tem de fazer pouco barulho porque a mana està a dormir,que não tem de fazer birras e chorar por tudo e por nada...que tem de ser bem educado e não ter vergonha de falar com as pessoas..
Eu tambèm lhe digo essas coisas todas e tenho consciência que ele tem de aprender e crescer,mas por outro lado acho sempre que ele ainda è tão pequenino,ainda nem 3 anos tem..que tem o direito de brincar e de fazer birras como qualquer bebè como ele.que tem tempo de saber e aprender tudo o que me dizem que se calhar jà devia saber,e que ainda è pequenino para perceber que està a fazer mal ou que simplesmente não pode fazer aquilo,naquela hora ou lugar..
para mim ele ainda è o meu bebè grande,sim ela è a bebè,mas ele è um bebè grande que cresceu e està a crescer ràpido demais,que jà entende e fala melhor que alguma vez pensei,que nos faz perceber o que quer e que nos diz frases completas,com 5 ou 6 palavras,que reconhece as formas,alguns nùmeros e conta atè 10 em duas linguas diferentes,que sabe todos os animais e o som de cada um deles,que gosta de ajudar a mãe a arrumar e a cozinhar,que começa a tomar banho sozinho e jà despe e veste sozinho a maior parte da roupa..que brinca com os seus carros e camiões,gruas,bombeiros,policias e tudo mais e sabe a finalidade de cada um deles..
Ele jà està crescido sim e jà sabe muita coisa,mas para mim ainda è o meu menino pequenino e se calhar vai ser sempre assim..porque ele è o meu menino,o homem pequenino que sempre desejei e sonhei vir a ter...

quinta-feira, 20 de março de 2014

Dois tesouros inigualàveis que tenho

Ele,com aquele sorriso malandro e fofinho que tanto adoro.
Com os seus olhos expressivos,grandes e abertos,sempre pronto a descobrir mais e mais.
Os seus bracos fofinhos que me envolvem tantas e tantas vezes.
E aquelas mãozinhas que me fazem miminhos na cara sempre que vem para a cama da mamã.
Aquelas gargalhadas doidas que me encantam.
A vontade de correr,saltar,brincar e aprender sobre tudo que o rodeia.
As birras,sim as birras doidas,que faz por isto e por aquilo,porque quer e porque não quer,fazem parte!
O ser carinhoso que è,com a mãe,com o pai e especialmente com a irmã adorada..
Cada dia que passa està sempre mais e mais crescido e eu adoro ver que se està a tornar no homem pequenino que sempre sonhei!


Ela,aquela bolinha fofa e cheia de preguinhas adoràveis!
As mãos e pès mais gordinho e fofinhos.
O sorriso aberto e sempre tão fàcil!
As gargalhadas sempre que vê o irmão adorado!
O biquinho que aprendeu nem sei bem onde e passa a vida a fazer!
O cheirinho do pescoço dela,do corpo,do cabelo..
Os olhos grandes e expressivos,tal como o mano!
E atè aquele hàbito terrivèl que ganhou de estar sempre a fazer bolinhas com a boca e a babar-se toda!:)
A menina que sempre quis ter mais tarde,mas que veio e me encantou de uma forma que sò ela poderia.

quarta-feira, 19 de março de 2014

feliz dia papà

Aqui não è dia do pai,mas nòs somos portugueses e todos os motivos são bons para festejar por isso aqui fica a lembrança do dia de hoje, o teu primeiro como pai de dois!
Feliz dia a ti que ès o melhor pai do mundo,o pai dos meus tesouros,que te adoram!
Ao meu que jà não està cà,não posso desejar bom dia nem dar o beijo que merecia,mas vou dar te muitos a ti que ès o melhor pai que conheço..

Ser mãe tambèm è isto

Ir contra todas as nossas ideias de base e depois de tanto me cansar a levantar e a correr para o quarto deles para assistir a princesa durante a noite,acabar por trazê-la para a nossa cama e dormirmos as duas melhor um bocadinho!
Sempre disse que não os queria a dormir comigo,sim perdoem-me as almas mais sensiveis mas gosto da minha privacidade (e a deles) ,e gosto de dormir agarrada ao homem da minha vida e eles teêm de aprender a ser independentes e a dormir sozinhos!Com o Afonso nunca tive problema,aliàs ele nunca quis dormir na nossa cama,nem quando estava doentico,mas ela tem sido um castigo,acorda imensas vezes de noite com còlicas,acho eu,e tenho de a trazer senão ninguèm dorme,nem ela nem o irmão..
Honestamente espero que isto acabe ràpido,gosto muito de os ter a dormir comigo sim,mas na hora da sesta e não durante a noite!
E depois preciso de umas boas noites de sono porque esta miuda põe-me os cabelos brancos!Eu sempre disse que não sabia ser mãe de menina,e ela agora toma là,è para aprenderes! :)
Filha dà là descanso à mãe sim,e ao pai claro!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Depois hà todos os outros momentos

Aqueles em que eles se olham da maneira mais doce e amorosa que alguma vez vi..
Quando ela chora desalmadamente e ele vai là e dà beijinho e diz "jà paxou" e ela ri.
Quando ele salta como um louco pela sala a dizer que è um dinossauro e ela ri à gargalhada,aliàs a primeira gargalhada dela foi ele que a provocou.
E quando ele se deita ao lado dela e faz miminho.
E quando dormem os dois ao meu lado,coisa rara mas adoro!
E aquele instinto de proteção que ele demonstra sempre que alguèm a pega ou se chega perto.
E todos os outros momentos fofinhos e amorosos que estes dois filhos me proporcionam.
E è aì,no meio dos meus dias loucos,que percebo que foi a melhor coisa que fiz,dar uma irmã a este meu piolho,uma companhia,uma amiga,uma companheira para as brincadeiras e para tudo na vida!
E aì todos os meus stresses e dores de cabeça do dia-a-dia desaparecem como por magia e sinto-me a mais feliz,a mais completa e sem dùvida a melhor mãe para eles!

terça-feira, 4 de março de 2014

Desculpa a tua mãe

Escrevo muito sobre ti,escrevo a pensar em ti,as tuas conquistas,o teu crescimento,a tua Alegria,o amor que nutro por ti e que enche a alma e o peito,as tuas maluqueiras tambèm,tudo que acho que um dia vais gostar de rever ou aprender sobre a tua infância..mas nunca escrevi para ti!E è isso que quero fazer hoje,nesta fase tão chata que tem sido a nossa vida..
Cada dia que passa sinto que estou a falhar como mãe,como tua mãe,por inumeras razões,mas essencialmente porque não consigo te dar a atenção que devia dar e isso corta-me o coração!
Estar com vocês os dois o dia todo,24h/24h è muito bom,è uma felicidade imensa e sinto-me grata por ter esta oportunidade,mas tambèm è desgastante e cansativo e hà dias em que não aguento a pressão e nesses dias tu ès quem mais padece.
Quano estavamos sò os dois tinhas toda a atenção e tudo era uma maravilha,tu sempre foste um anjinho desde que nasceste,a parte diabinho sò veio agora mais recentemente :)
Mas desde que a tua mana nasceu,o meu tempo e atenção teve de ser dividido,e se tu foste um anjinho,esta miuda tem sido mais complicada e requer muita disponibilidade,e para isso acabo por roubar no teu tempo e tu não merecias porque ainda ès muito pequenino e precisas de mim.
Por isso quero te pedir desculpa meu filho,por todas as vezes em que me pedes para brincar e eu nã posso porque estou com a Mafalda,ou porque estou a cozinhar,ou a limpar,ou isto ou aquilo,tu sabes.
E por todos os gritos parvos que dou quando a minha cabeça jà não aguenta ouvir a tua irmã a berrar bem alto e tu a gritar ou a cantar nas tuas brincadeiras,e là està quem paga ès tu que ès quem estupidamente exigo que faça pouco barulho..
Peço desculpa  quando tudo que queres è que brinque contigo,que pinte ou desenhe,que faça corridas de carros,que jogue aos cavalinhos,que brinque com a grua..e eu depois de umas noites mal dormidas,de muito cansaço acumulado,de muito stress e nervos porque a tua irmã chora e quer colo a toda a hora,porque tu gritas e choras porque nao queres comer,ou queres o tablet,ou queres ir à rua,jà não tenho  paciência para ti..
Espero que um dia sejas capaz de entender que não è por mal,ou por não gostar de ti,porque eu amo-te mais que tudo,ès o meu principe,o meu amor pequenino  e tudo que mais desejei na vida!
Isto è simplesmente uma fase mà,upma nuvem negra que se apoderou do nosso tecto,mas que vai passar,assim que a tua irmã crescer um bocadinho,assim que o tempo melhorar e os nossos passeios e idas ao parque voltem a ser regulares e as nossas cabeças arejem todos os dias!
Quero que saibas que eu sei que è normal nã quereres comer como antigamente e que não consigas estar 5 minutos quieto na mesa,sei bem que isto è uma fase normal de uma criança,e que fazeres xixi na cama uma ou outra vez por semana è normal,ainda hà pouco tinhas fralda,e a gritaria e teimosia são normais e vão passar um dia destes..apenas neste momento a minha cabeça não està no melhor estado e a minha capacidade a reagir a tudo isso não è a mesma de hà uns meses,mas tal como essa fase que estàs a passar,eu tambèm vou melhorar a pouco e pouco e vou voltar a ser aquela mãe que sempre fui,paciente,pronta para brincar,dançar,pular e educar!
Sò te peço um bocadinho de paciência a ti,porque a minha não è suficiente!
Um dia hà-des perceber que o meu amor està sempre a crescer e que ès o mais importante para mim e isso nunca hà-de mudar!

segunda-feira, 3 de março de 2014

Questões de uma mamã doida

digam-me là que hà aqui mais meninos/as que ainda não sabem bem as cores e identificar letras e que o meu piolho não è um preguiçoso que està a atrasar em tudo à conta de estar em casa comigo...
E jà agora vocês que como eu teêm piolhos que estão na fase de não quererem comer,muito menos provar coisas novas,que postura adoptam?Obrigam a comer ou acabam por deixar sair da mesa quando eles mal comeram?
Os vossos tambèm são incapazes de ficar 5 minutos quietos na cadeira e teêm de gritar a toda a hora para se sentar à mesa?
Ando a ficar doida com estes dois!Afonso està impossivèl e Mafalda chora o dia todo,com repouso de uns 30mnts para fazer uma sestinha ou outra..

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Da amamentação

Tenho para mim que isto è um ciclo vicioso e que nunca vou conseguir entender o que fazer..
Jà do piolho aconteceu a mesma coisa,a subida de leite foi super demorada,das 2 vezes sò tive leite ao 4 ou 5° dia depois do parto.Depois corre tudo mais ou menos,eu a achar sempre que tenho pouco leite,mas eles là vão engordando,aliàs a pequena engorda cerca de 1kg por mês,o que parece ser òtimo!
Mas eu cada vez que tiro com a màquina acho sempre que sai pouco,ora 130,150 ml a cada 3h è alguma coisa?!!Eu acho que não..ela tem dias que toma biberão com leite em pò antes de ir dormir e toma 180 a 210ml..
A pediatra aconselhou a dar à noite para ela fazer as noites,e eu descansar mais e ter mais leite.
E eu dou,mas nem è todos os dias,hà dias em que consigo tirar um  biberão durante o dia e esse dà para a noite,mas no dia a seguir jà tenho pouco outra vez..e depois ela chora a cada 2h,a correr bem,com fome e eu ainda não tenho os peitos cheios e ela mama um bocado mas como não sai o que quer desiste e berra como uma desalmada e eu enervo-me e depois o leite ainda fica mais escasso e pronto andamos nisto..
Por um lado apetece-me desistir e começar com o leite em pò,por outro queria dar o meu atè secar de vez,olhem eu sei là!Sei que estou cansada disto,que desespero porque queria mesmo ter leite suficiente,e depois ando sempre enervada e não tenho paciêcia para nada e esta casa parece uma casa de doidos,e eu..olhem eu acho que seria melhor internar-me porque a minha cabeça parece que anda a endoidecer!
Tenho consulta dia 10 e logo vejo se engordou bem,atè là vamos indo e vendo!
Mas tambèm me quer parecer que isto não è sò a amamentação,è tudo e nada..acho que sou mesmo eu que estou a ficar parva da cabeça,isso sim.

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers