A propòsito deste anuncio de emprego para a noruega,decidi deixar o meu testemunho muito pessoal!
Tenham bastante atenção antes de aceitar qualquer proposta de agências e assim..
Nòs quando decidimos ir para fora,inscrevemo-nos numa agência do Porto,pagamos 360 euros cada um e eles tratavam de tudo!Depois de algum tempo,fomos chamados para ir trabalhar em restaurante na Inglaterra!Muito bem;compramos as passagens com eles via internet,pagamos 80 euros cada um e ficou tudo tratado,apenas tinhamos de levar cerca de 300 euros cada um para a primeira semana,para alojamento e comer.
No dia là fomos,e quando là chegamos,sem conhecer nada,eu falo inglês fluente e ele quase nada,apanhamos um tàxi como nos tinham dito..Caiu-me tudo ao chão quando tive de pagar 150 euros ao chegar a Londres,dado que fizemos 100km..
Chegamos à agência e voilà!Ninguèm sabia quem èramos,e muito menos tinham trabalho para nòs!Depois de muito "chorar" e explicar a situação,là nos arranjaram trabalho num restaurante a cerca de 100km!là fomos,mais 150 euros de tàxi,e chegados là,adivinhem!não,ninguèm sabia de nada!
A nossa sorte foi que encontramos um gerente simpelmente espectacular,super humano e amoroso e uma cozinheira brasileira que tudo fizeram para nos ararnjar alguma coisa e là conseguiram.Ficamos là a estagiar 1 semana e meia,a primeira noite dormimos em casa de 6 polacos,homens,onde nem tinhamos chava para fechar o quarto.Deu medo,sim,mas encostamos o colchão à porta e dormimos com um olho aberto e outro fechado!Nada aconteceu porque eram pessoas espectaculares e tivemos muita sorte!
Depois andamos 1 semana e meia a trocar de hotel todos os dias,de malas às costas,felizmente que a empresa pagou porque os meus 300 euros jà tinham ido e tinhamos de comer..
No fim,là nos arranjaram trabalho noutro restaurante a 150km de là,e aì sim,tinham trabalho e estavam à nossa espera!Fomos muito bem acolhidos e ajudaram nos a arranjar um quarto,sim porque là não cosneguiamos pagar uma renda,ficamos em casa partilhada durante 8 meses que là estivemos e pagavamos cerca de 90 euros por semana pelo quarto!
Lògico que tudo se arranjou e conseguimos nos desnrascar,mas foi muito dificil e acreditem que a vontade è desistir e voltar para casa dos pais e o conforto de Portugal!
Trabalhavamos entre a 14 e 16h por dia,nunca tivemos 1 fim de semana,a folga era sempre à terça,trabalhamos Natal e Ano Novo e foi sempre duro!
Quando desistimos e viemos para França,com trabalho para o Sèrgio e casa,pensamos que ia ser muito mais fàcil,mas não!Mesmo tendo sido arranjado pelo meu sogro,correu mal,o apartamentp estava a cair e paguei 550 euros de renda e estive là 3 dias,porque tivemos uma infestação de baratas,do tamanho de dedos,não das pequeninas, e tivemos de fazer as malas a correr e fugir!
O patrão do marido arranjou outra casa,a viver com 4 homens e não nos devolveu o dinheiro da outra..uma alegria portanto!
Depois eu arranjei um apartamento melhorinho e là mudamos,mas demorei 4 meses a arranjar um trabalho e o marido recebia quando o patrão lhe apetecia e quanto lhe apetecia..isto durante 8 meses!
Com o tempo tudo se resolveu e hoje estamos muito bem e com trabalho certo os dois,mas acreditam que não è fàcil e è preciso ter muita sorte!
Não quero desanimar ninguèm,apenas aconselhar a informarem-se muito bem e terem certezas antes de dexar Portugal!È duro e è preciso ter coragem para passar por muita coisa!
Boa sorte a quem vem è tudo o que desejo!!:)
2 comentários:
Oi,
está rolando um sorteio de um layout personalizado no meu blog, venha participar.
http://www.blognossahistoria.com/2013/03/2-sorteio-do-blog-nossa-historia.html
Beijos e boa sorte :D
O que escrevest devia ser transmitido a muita gente que se queixa com barriga cheia...sei que a tua intenção era informar das agências mas vocês foram um exemplo de coragem e nunca desistiram para ter uma vida melhor...
Enviar um comentário