quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O dicionàrio..

Do Afonso està ainda bastante "atrasado",entende-se algumas coisas e repete outras tantas que vai ouvindo.Mas a verdade è que ainda não me tinha preocupado muito com isso,a mèdica diz que è normal,os bebès são todos diferentes e desenvolvem a ritmos diferentes.Piolho sempre foi muito adiantado a nìvel fisico e na fala sempre foi ficando para tràs,por mais que eu puxe por ele.
E depois temos o problema da mistura das linguas,ora ouve françês,ora ouve português,e não me parece que isso ajude!
A ama anda a pedir-me para lhe começar a falar em françês porque ele nunca lhe pede nada e tudo que ele diz,ou melhor ela acha que ele diz,ela não entende.Mas eu jà lhe expliquei que mesmo em português ele não pede muita coisa!Por exemplo leite,pão,bolacha e por aì fora,ele è preguiçoso e prefere ir ao sitio e apontar do que pedir..A verdade è que ele não è de falar muito,quer dizer,ele "palra" imenso,nunca se cala,mas pedir ou dizer coisas que se entendam è mais dificil!
E agora u começo e pensar se serà mesmo melhor preocupar-me ou continuar a insistir e deixà-lo ir ao seu ritmo!?
Serà que ele tem atrasa realmente,serà que estou a ser desleixada e estou a deixar passar uma coisa tão importante como a fala!?
Eu tenho tentado falar françês para ele,e ele entende tudo que lhe digo tal como quando falo em português,mas noto que ele me olha de forma estranha,deve ficar confuso porque não està habituado!Normalmente,ele associa o françês à ama e não à mamã ou ao papà..
Se por um lado acho que ele não tem problema nenhum,dado que entende tudo que lhe dizemos nas duas linguas,sabe imensa coisa como os nomes e os sons que fazem alguns animais,as partes do corpo e por aì fora..por outro tenho medo de estar a desleixar-me e depois ser tarde..
Dilema,dilema!!não sei muito o que fazer e tenho mesmo de ter uma conversa com o papà sobre este assunto!
Serà que aos 18 meses um bebè jà diz assim tanta coisa!?Serà que piolho està atrasado em relação aos outros!?

4 comentários:

Susana Andrade disse...

Acho que não te deves de preocupar tanto assim, cada bebé é único mesmo, e quando se desenvolvem mais numas coisas por não o fazerem noutras aptidões não quer dizer que esteja atrasado nesse aspecto. Quanto ás duas línguas, nós tendemos a preocuparmo-nos mais e a acharmos que eles se confundem, é certo que talvez nãos eja muito fácil mas as crianças são umas autênticas esponjas e aprendem muita coisas e só pelo facto de ele perceber o que voçês dizem em ambas as línguas é indicativo que aprende e a linguagem vai vindo aos pouco, tem é que haver rotinas nas duas linguas, quais voçês optam para usar em determinadas situações. Muitos pais adoptam falar pouca coisa da lingua portuguesa e habituam-se a falar outra lingua por ser a do pais em que estão e em amas e infantários ou escolas será essa a ser dominada para não haver dificuladades em aprender, mas como te disse, as crianças são mestras em adaptação, o teu bebé está a desenvolver-se ao seu tempo e ritmo próprio. Não te afliges, mas fica atenta.
Beijinhos ;o)

Anónimo disse...

Querida eu sou da opinião que cada bebé tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento.
Ora se andou cedo e teve dentinhos cedo (por exemplo) não podemos exigir que fale muito cedo também!
Ele é novinho ainda e se entende o que vocês dizem, é um optimo sinal ;)
O Xavier só teve o 1º dente aos 10 meses, andou aos 14 meses e em contrapartida fala muito e expressa-se muito bem. Tens aqui um exemplo de que cada um tem o seu ritmo! Neste momento está com 20 meses e só tem 14 dentes ehehehehehe
Não te preocupes querida, a sério....cada fase é um aprendizado para eles e para nós. Há tempo para tudo ;)
beijinhos e desculpa a ausência,mas o tempo tem sido pouco =)

Vecas disse...

Cada bebe, tem o seu ritmo, de crescimento é super natural a preocupação, mas vais
ver que daqui a nada, queres é que ele não fale tanto :-) beijinhos

disse...

Nao caias na asneira de lhe falar em frances so porque a ama pediu...continua a falar lhe portugues,a ama fala lhe frances e mesmo que ele nao diga nada,tu sabes que ele percebe tudo por isso nao te preocupes.
A aride entrou para a a escolinha aos tres anos e nao falava praticamente nada frances,falava portugues para a professora,e numa semaninha começou logo a repetir tudo em frances e agora com cinco anos fala perfeitamente as duas lingual.com o Gabriel jà foi diferente,como tinha a mana a falar frances,quando foi para a escolinha em setembro passado falava jà muito bem o frances,e fala perfeitamente tambem as duas linguas.
Cada um faz como acha melhor mas eu digo sempre que devemos falar na lingua do nosso coraçao!
O Afonso,por enquanto nao se chateia a falar mas daqui a uns mesitos vais ver que vai parecer um pardal,a falar portugues em casa e frances na ama!!
Nao te preocupes!!gros bisous.

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers